quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O processo para se agenciar

Como já falei, me inscrevi no programa de Au Pair faz alguns meses. Bom, vou explicar isto mais precisamente. Me inscrevi através da agência Experimento (aqui do Brasil) que faz o intercâmbio juntamente com a Au Pair in America (nos EUA). Uma me dando o suporte para ir até lá, e outra para quando eu estiver por la. Bem, eu tive que passar por alguns processos do tipo, ir atras de documentação como atestado médico, que para qual precisei consultar um médico e levar todos meus documentos que relatem algo sobre minha saúde (precisei encontrar minha carteirinha de vascinação hehe); atestado de antecedentes criminais (é só ir na delegacia que eles fazem na hora); passaporte (precisei fazer um pois eu ainda não possuía); o diploma do colégio, para comprovar que você terminou o chamado "High School"; além dar umas fichas para certas pessoas preencherem e depois traduzi-las caso estas não falem inglês. Esses fichas consistem em informações coletadas de alguém para que você já trabalhou ( Childcare reference) e outras com alguém que pode falar sobre seu caráter, como um professor ou amigo da familia (Character Reference). Depois de tudo preenchido, veio o teste de inglês.
Lembrando que todas esses requerimentos vieram da agência que eu escolhi, não posso dizer exatemante como seria com outras agências.
O teste de Ingles.
Sinceramente... eu não achei o teste muito facil não. Na hora fiquei muito apavorada, pois imaginava tudo muito diferente, e como sempre fui muito insegura com o ingles (por que algum idivíduo anos atras me traumatizou criticando qualquer palavra que eu falasse em ingles), acho que essa insegurança, mesmo derrubada com o curso de ingles, meio que voltou a tona naquele momento. Outros fatores colaboram pra tal nervosismo, foi uma semana meio tensa, eu havia tomado alguns sustos referente a outros assuntos (esses detalhes deixa pra lá). Mas como eu já tinha ido até la e não ia mais voltar atras, eu peguei e fiz o teste... e passei. Com o nível mais baixo possível para passar mas passei! Ah gente! Afinal, eu não podia reclamar, eu só havia feito uns 7 meses de ingles na minha vida toda! Tava ótimo! Tá ótimo!
Mas se você quer saber como era o teste, então:
Ele consistia em um software, que você coloca um fone de ouvido e escuta uns dialogos (gravação) e depois vem uma pergunta por escrito, e você assinala a resposta correta. Não me lembro certo quantos destes você faz, só sei que os primeiros são pequenos e os próximos conversações, e extensas. No fim você tem que responder 2 questões falando. Sim! você fala num microfone e o programinha salva sua voz. O problema do teste é que você tem tempo para responder, e você vê o timer descontanto os numeros na tela. Isso é meio tenso sabe... E você ouvir uma voz do nada e se concentrar somente nela, e não na sua visão não é muito facil...
Mas enfim, logo depois disso o meu teste foi enviado para Londres, a matriz da Au Pair in America e eu recebi o resultado uns 10 dias depos por e-mail.

Além de tudo isso, eu recebi uma espécie de perfil online, onde tinham campos para preencher certos dados correspondentes ao programa. Lá eu tembém tive que fazer um texto para a familia ler, um video de mais ou menos 1 minuto e meio, para a familia ver meu speaking e fotos minhas com crianças que ja cuidei e minha familia.
Logo após de tudo preenchido e carregado, eu avisei a Experimento de que estava tudo pronto, e aguardei a aprovação da Au Pair in America.
Dias depois uma mulher de Londres me ligou (la com aquele sotaque estranho), me perguntando algumas coisas bem simples (creio eu para testar o meu ingles), do tipo se eu gostava de assistir series, se eu ainda estava estuando ingles, confirmando alguns dados dos relatórios que as pessoas preencheram pra mim... E logo em seguida disse que eu fui aprovada e era só aguardar para que alguma familia entrasse em contato comigo, pois meu perfil online logo logo estaria disponível. :)

Um comentário:

  1. Olá Madhava!!
    Boom , acabei de ler seus posts e ta passando um filme na minha cabeça. Estou passando por tudo isso...correria com documentaçã ,carteirinha de vacinação ( aliás tive q tomar umas 3 vacinas para deixar tudo em dia ...nada legal rss ),hisórico escolar ...nossa tanta coisa que quand você ve tudo arrumado a sua vontade só vai aumentando. Dossie: já está tudo preenchido e o video feito ! No sábado ,dia 31/03 vou para São José dos Campos ( uma cidade vizinha também do interior de São Paulo) fazer meu teste na agencia Experimento. Estou lendo tudo e mais um pouco quando vejo sobre o Au pair,e adorei seu blog que tem dicas de o que fazer ou não,levar ou não. É sempre bom fazer novas amizades independente do lugar. Então quem quiser é só me add ,meu face é Ariane Pereira. Beijos

    ResponderExcluir